Teceirização
A atividade de transporte representa o elemento de transporte mais visível e importante do custo logístico. Na maior parte das empresas o frete costuma absorver aproximadamente 60% do gasto logístico.
Relativamente novo no Brasil o mercado de empresas que terceirizam a logística de outras companhias vem ganhando cada dia mais adeptos, mesmo assim há empresas que preferem manter o seu controle sobre o estoque e o transporte de seus produtos.
Para as empresas que trabalham com produtos de baixo valor agregado terceirizar o transporte representa quase sempre um ganho imediato, com a terceirização é possível que a empresa aperfeiçoe os gastos e se concentrem em sua atividade principal.
Já as empresas que trabalham com alto valor agregado têm mais dificuldade em achar operadoras de logística com um padrão adequado de qualidade.
Quando se terceiriza o transporte a possibilidade de haver espaços ociosos dentro de contêineres é muito menor. Isso ocorre porque a empresa de transporte terceirizado trabalha para varias empresas e carregam vários tipos de produtos e em vários lugares de distribuição planejando de uma melhor forma as entregas fazendo o material chegarem na hora certa e no local certo.
A terceirização traz mais vantagem para as empresas, o custo da aquisição de novos caminhões e sua depreciação não serão mais problemas.
Outro fator de otimização de gastos é com os softwares de gerenciamento de armazéns que geralmente demandam um investimento alto.
Uma empresa terceirizada dilui o custo de aquisição desse software entre seus clientes, enquanto que uma empresa com logística própria teria que arcar com tudo sozinha.
A base para um programa conjunto de qualidade e produtividade no transporte, dentro do contexto de parcerias visto anteriormente, reside numa avaliação inicial da estrutura organizacional, procedimentos e tecnologias existentes entre os diversos membros da cadeia de suprimento. Entendendo claramente estas três