Tec negociação
Para a negociação ser bem sucedida, algumas normas precisam ser consideradas, primeiro o empregador vai assumir sempre que o colaborador está contente com o que ganha, a menos que demonstre insatisfação. Em resumo, quem não pede não consegue. Mas certifique-se de que o colaborador merece e verificar se está preparado para negociar. Assim como em toda e qualquer negociação, precisamos conhecer o tipo psicológico do nosso funcionário, portanto, é necessário obter informações sobre o gestor e a empresa. Deve-se conhecer sua cultura, política e demasiados segredos da empresa e, principalmente, estar ciente do lugar ocupado pelo colaborador na empresa. . Esse conhecimento poderá contribuir para o sucesso da negociação.
O negociador deverá obter informações internas e externas, utilizadas como justificativas que possa contribuir para o resultado final do processo de negociação. Informações como: dados de produção, faturamento (mensal e anual), ranking da empresa no mercado e o volume de dividas da empresa. Essas informações serão úteis ao negociador a fim de traçar uma meta para a negociação.
O pedido de aumento deve ser lógico do ponto de vista da empresa e do mercado de trabalho.
É preciso conquistar o empregador! O negociador precisa provar que vale cada centavo que pedir. Mostre disposição, entusiasmo e ambição profissional em todos os momentos da negociação.
É preciso planejar a negociação com antecedência, por exemplo: realizar o mapeamento da negociação, organizando e examinando os dados que serão utilizados, definir os parâmetros, que será as metas e objetivos da negociação, escolha do melhor local para esta negociação, definindo data, horário e os participantes do processo. Por fim, o negociador vai desenvolver a sua argumentação e analisar a outra parte envolvida no processo.
O que mais surpreende o outro lado é você estar preparado para fazer um planejamento adequado. Se você for um negociador médio e