Tec. Manufatura Fabricação de Tubos
Tecnologia de manufatura
ETEC SALLES GOMES
2013
Tecnologia de Manufatura
Fabricação de tubos
Atividade de Tecnologia de Manufatura, desenvolvida pelo aluno Cleber dos Santos nº09, do 1º Módulo de Mecatrônica , sobre “Fabricações de Tubos”, orientado pelo professor Jaime.
ETEC SALLES GOMES 2013
Fabricação de Tubos
As tubulações são utilizadas em indústrias de processamento, químicas, petroquímicas, refinarias de petróleo, alimentícias e farmacêuticas. O conjunto de tubos e acessórios voltados ao processo industrial, principalmente para distribuição de gases, óleos, vapores, lubrificantes e demais líquidos industriais chegam a representar 70% do custo dos equipamentos, ou 25% do custo total da instalação.
Os tubos são divididos em dois grupos principais - sem costura e com costura. Os tubos sem costura são fabricados por três tipos de processos industriais - laminação (para os de grandes diâmetros), extrusão (para aqueles com pequenos diâmetros) e processo de fundição. Já os tubos com costura são fabricados por solda.
Os processos industriais de maior importância na fabricação de tubulações são os de laminação e solda. Através desses processos são fabricados mais de 2/3 dos tubos usados em instalações industriais.
Laminação
O processo de fabricação por laminação é empregado em tubos de aço carbono, aço-liga e aço inox, de 8 até 65 centímetros de diâmetro. Existem vários processos de fabricação por laminação, mas o mais importante é o processo Mannesmann.
A formação por esse processo dá-se a partir de uma barra circular maciça de aço, empurrada por dois cilindros oblíquos que o rotacionam e transladam contra um mandril fixo. Obtém-se um tubo bruto, que sofrerá conformação de acabamento através de laminadores perfiladores.
Extrusão
A fabricação de