Materiais Metalicos
PROJETO DE PESQUISA:
MATERIAIS METÁLICOS
AMANDA PEIXOTO
BRUNA ROBERTA
NATHÁLIA SANTOS
REBECA ESTRELA
THAMYRES RABELLO
NITERÓI, 2013
MATERIAIS METÁLICOS
Por
AMANDA PEIXOTO
BRUNA ROBERTA
NATHALLIA SANTOS
REBECA ESTRELA
THAMYRES RABELLO
Trabalho submetido ao 1°ano do E.M. do curso téc. edificações da FAETEC, como requisito parcial para a aprovação na disciplina Materiais de construção, sob a orientação da Professora Viviani de Moraes Freitas Ribeiro.
INTRODUÇÃO
METAIS
Devido à sua plasticidade, podem ser transformados em peças decorativas, elementos estruturais, portas, esquadrias, pisos, grades, etc... Apesar de ser grande produtor e exportador de aço, o Brasil não possui tradição quando se fala no uso desse material na construção civil. Ao contrário do que acontece nos países desenvolvidos, onde a tecnologia para uso do metal desenvolve-se desde antes da virada do século. Os metais usados na arquitetura são aço e alumínio. O alumínio dá forma às esquadrias, janelas, portas, coberturas e fachadas; não sendo utilizado como elemento estrutural em função de seu custo elevado e de sua baixa capacidade de sustentação. Já o aço, além de esquadrias em geral, está presente também na estrutura, seja na forma de vergalhões – o esqueleto do concreto armado- ou como colunas, pilares e vigas que podem ou não ser combinadas com alvenaria ou concreto.
CAPITULO 1: Alumínio 1.1 Introdução A principal vantagem do alumínio está no fato de ele não enferrujar, e, portanto, estar livre de problemas com a umidade e maresia. Por isso, esse material é muito usado em esquadrias, portas portões e grades, dispensando tratamentos especiais, mesmo no litoral. A indústria desenvolveu processos como a anodização, que imprime cores diferentes ao metal, naturalmente prateado, sem alteral sua