materiais metalicos
Materiais metálicos são materiais retirados dos minérios e depois alterados em processos metalúrgicos, eles podem ser classificados como ferrosos e não ferrosos de alta e de baixa densidade. As substancias dos compostos metálicos é sempre inorgânico que contem elementos metálicos e não metálicos, a ordenação dos átomos fazem a sua estrutura ser cristalina.
A metalurgia retira a impureza que por processo cria o material puro (ou menos “poluído”), e em cima as camadas de impurezas. Os processos são feitos em altas temperaturas por causa da boa condutibilidade térmica e elétrica. Por causa dessa propriedade conseguimos estudar as propriedades térmicas dos materiais metálicos. Estudaremos que através do resfriamento e/ou aquecimento podemos modificar a estrutura inicial dos materiais metálicos. A mecânica usa esse estudo para criar critérios de utilização como os melhores métodos à utilizar em um incêndio por exemplo até o melhor metal na criação de uma engrenagem. No século XXI já são criadas algumas tabelas que aceleram a usabilidade desses materiais através de resultados testados pelas metalúrgicas e siderúrgicas. Nos próximos capítulos veremos os comportamentos térmicos individualizados para critério de avaliação utilizando as normas gerais de uso e segurança nas áreas mecânicas.
2- Capitulo I
2.1. Propriedades Térmicas dos Materiais Metálicos
Para a classificação térmica temos que saber que o comportamento dos materiais metálicos quando aplicamos certa quantidade de calor nele. Quando os materiais começam a absorver calor fazem com que as altas temperaturas fazem com que o material de estudo expanda ou dilate. Daí tem as principais propriedades:
Dilatação ou expansão térmica
Condutividade térmica
Calor específico
Resistência ao choque térmico
2.1.1- Dilatação ou expansão térmica
Quando aquecemos os materiais metálicos eles apresentam um comportamento diferente do inicial, ou seja, ele aumenta de