Tec, Enfermagem
Regras de acesso ao Serviço de Urgências
As urgências Hospitalares existem para o atendimento rápido das situações de risco para a saúde, pelo que é claro que quanto mais grave a situação clínica mais rapidamente devem ser atendidos. Mesmo tendo sido enviado de um SAP, ou pelo Médico Assistente terá de ser avaliado na triagem de prioridades, e se a sua situação for considerada não urgente (azul) aguardará a sua vez, ou seja, quando não houver doentes mais graves.
Triagem de Prioridades
O sistema de triagem, já em vigor em vários Hospitais do País, está acreditado pelo Ministério da Saúde, Conselho Regional de Médicina e Conselho Regional e Ferderal de Enfermagem (Coren e Cofen)
Este sistema utiliza um protocolo clínico que permite classificar a gravidade da situação de cada doente que recorre ao Serviço de Urgência.
Como se faz a Triagem de Prioridades
Após efectuar a sua inscrição na Admissão de Utentes será encaminhado para um gabinete novo, onde será atendido por um Enfermeiro que lhe fará algumas perguntas sobre o motivo da sua vinda e após uma observação rápida, mas objectiva lhe atribuirá uma "cor".
Existem 5 cores, vermelho, laranja, amarelo, verde e azul, cada uma representando um grau de gravidade e o tempo ideal em que o doente deverá ser atendido.
Se for considerado emergente (vermelho) entrará de imediato no balcão a que se destina a atendimento de urgencia, e imediatamente é submetido ao tratamento médico
Se for considerado muito urgente (laranja) ou urgente (amarelo) entrará para uma sala de espera interna onde o enfermeiro e médico irá avaliar e iniciar o tratamento, no momento.
Se for considerado pouco urgente (verde) ou não urgente (azul) aguardará na sala de espera a sua vez, que será quando não houver doentes mais graves para serem tratados.
Que é triagem pré hospitalar?
É a forma médica de classificação do estado em que se encontram as vítimas, com o objetivo de salvar o máximo