contabilidade
Descreva com suas próprias palavras seu entendimento sobre "História da Perícia, Perícia Contábil e Perito contábil".
História da Perícia: O surgimento da Perícia Contábil aconteceu nos tempos mais primitivos da humanidade, onde os líderes eram os detentores do poder e da força, que tomavam a decisão conforme o seu ponto de vista. Os líderes tem a responsabilidade tanto de juiz como de perito e davam o seu veredicto para os conflitos da comunidade sem levar em conta os aspectos formais, apenas baseados em fatos e costumes comunitários. Na Índia, Grécia Antiga e Egito foram registrados os primeiros procedimentos que expressam a idéia de apurar os fatos fundamentados no direito. O Direito Romano foi o alicerce do inicio dessas atividades, por volta o século VI – a.C. em que os peritos averiguavam os motivos pelos quais diminuía a arrecadação dos tributos informando ao Rei. Nos dias atuais a Perícia Contábil teve início de forma regulamentada por volta do séc XVII. No Brasil, foi regulamentado pelo Código do Processo Civil de 1939 e posteriormente em 1946, normatizando o trabalho do Contador e do Técnico em Contabilidade.
Perícia Contábil: A Perícia Contábil tem sua origem do latim, e é um instrumento apropriado para trazer aos ordenamentos decisório, judicial e extrajudicial a verdade demonstrada, é a aplicação da Ciência Contábil expressa de modo especial para que o Direito possa ser plenamente exercido em bases seguras e verdadeiras. É um instrumento de cidadania, à medida que auxilia a perfeita compreensão, avaliação e julgamento dos fatos ocorridos, visando o esclarecimento de questões propostas e emissão de laudo pautado nos motivos que ensejaram a perícia.
Perito Contábil: O Perito Contábil é um especialista em determinada área ou assunto devidamente habilitado e contador, tendo ele a responsabilidade apurar os fatos de forma minuciosa para transmitir ao juiz. Este profissional é contratado para assumir a posição de