tec agricola
As células da glia dividem-se em Astrócitos, Oligodendrócitos, Célula radial (Glioblastos), Células Ependimárias e Células de Schwann.
Os neurônios são responsáveis pela condução do impulso nervoso qualquer que seja ele. É formado por um corpo celular denominado pericário, de onde partem os prolongamentos e que acomoda o núcleo do neurônio; dendritos, prolongamentos numerosos responsáveis por receber os estímulos do ambiente, células epiteliais sensoriais e outros neurônios; e axônio, um prolongamento único condutor dos impulsos nervosos à outras células, como as musculares, glandulares ou mesmo outros neurônios.
2) O sistema nervoso central é o conjunto de encéfalo e medula espinhal. É nele que chegam informações dos sentidos, e é dele que partem ordens destinadas a músculos e glândulas.
O sistema nervoso periférico é a parte do sistema nervoso que não se encontra no sistema nervoso central, constituído por nervos (sensitivos, motores e mistos), gânglios nervosos, e órgãos terminais. Está intimamente ligado ao sistema nervoso central por meio de prolongamentos dos neurônios.
3) A sinapse é a região de comunicação entre neurônios, células musculares e epiteliais glandulares. Ocorrem no contato das terminações nervosas A importância do cálcio para o funcionamento das células é largamente conhecida e objecto de variados estudos. O cálcio está, ainda, envolvido em processos de sinalização intra- e intercelulares, sendo responsável pelo crescimento e diferenciação celulares, contracção muscular, secreção glandular, libertação de neurotransmissores e / ou neuromediadores e controlo da excitabilidade neuronal (Smith & Augustine, 1988; Tsien, 1989). Durante a despolarização neuronal, os canais de cálcio sensíveis à voltagem