Teatro
Centro de Artes – CEART
Curso: Teatro em Licenciatura
Disciplina: Metodologia do Ensino do Teatro II
Docente: Diego Medeiros
Discente: Taynara Colzani da Rocha Semestre: 2014/2
Reflexão do Texto: KOUDELA, Ingrid Dormien. Brecht: um jogo de aprendizagem/ Ingrid Dormien Koudela. São Paulo: Perspectiva: Editora da Universidade de São Paulo, 1991.
Começo minha reflexão analisando os exercícios de Brecht, com os exercícios exercidos na sala de aula ao lado do professor e dos colegas.
Um dos grandes objetivos de Brecht é experimentar a pedagogia dentro da arte, algo que utilizamos e muito, dentro de metodologia do ensino do teatro. A experimentação, a improvisação, tudo isso vem dele para dentro da sala de aula, a fim de nos proporcionar ideias novas. A fim de nos proporcionar experimentação pedagógica.
Essa experimentação vem a partir da nova didática inventada por Brecht que foi explicado o que seria pela primeira vez, em 1932 por Walter Benjamin que disse “A peça didática sobressai como um caso especifico, através da pobreza dos aparatos, simplificado e aproximando a relação do publico com os atores e dos atores com o publico. Cada espectador é ao mesmo tempo observador e atuante.” (p. 4) Ao aproximar espectadores com atores, se obtém um jogo muito legal porque tudo se torna completamente diferente, como por exemplo o jogo que eu e meus colegas fizemos em uma aula, onde eu escreveria uma cena e tanto eu, quando alguém do publico poderia atuar nessa minha cena. Eu poderia convidar qualquer um do publico, ou ate mesmo esperar voluntários para jogar comigo. Mesmo o publico não sendo necessário, já que é um estudo para o ator, mas mesmo assim se ganha uma dinâmica muito legal.
A peça didática de Brecht é uma forma dramática de colocar à mostra fatos e acontecimentos da sociedade. É uma forma de se investigar, explorar situações cotidianas, muitas vezes políticas. Onde a plateia com participação efetiva,