Teatro
1. JOÃO GRILO: protagonista, personagem pobre e franzino, que usa de sua infinita astúcia para garantir a sobrevivência.
2. CHICÓ: é o contador de causos, o mentiroso ingênuo que cria histórias apenas para satisfazer um desejo inventivo. Chicó se aproxima do narrador popular, e suas histórias revelam muito do prazer narrativo desinteressado da cultura popular. Chicó e João Grilo são como a dupla de palhaços entre os quais a esperteza é mal repartida — um sempre a tem de mais e o outro, de menos.
3. PADRE JOÃO: mau sacerdote local, preocupado apenas em angariar fundos para sua aposentadoria.
4. FRADE: outro exemplo de mau religioso, materialista ao extremo. Muito fiel as ordens do Bispo utiliza de artimanhas para manter seu cargo a salvo .
5. BISPO: juntamente com o padre João e o sacristão, ajudará a compor o quadro de representação da Igreja corrompida, impõe respeito a todos a sua volta porém se faz franzino na presença do Major, pois teme perder a rica contribuição que este oferece a diocese.
6. MAJOR ANTÔNIO MORAES: típico senhor de terras, truculento e poderoso, que se impõe pelo medo, pelo dinheiro e pela força.
7. ROSINHA: Filha do Major Antônio Moraes, moça meiga, astuta, religiosa, apresenta docilidade na voz. É apaixonada por Chicó.
8. PADEIRO: representante da burguesia interessada apenas em acumular capital, explora seus empregados e tem acordos com as autoridades da Igreja.
9. MULHER DO PADEIRO: esposa infiel e devassa, tem amor genuíno apenas por seus animais de estimação.
10. SEVERINO DO ARACAJÚ: cangaceiro violento e ignorante.
11. CANGACEIRO: ajudante de Severino, seu papel é apenas puxar o gatilho e executar outros personagens.
12. DEMÔNIO: ajudante do Diabo, parece disposto a condenar todos os personagens mortos no final do segundo ato.
13. O ENCOURADO (O DIABO): segundo uma crença nordestina, o diabo utiliza roupas de couro e veste-se como um boiadeiro. Utiliza de sarcasmo. Funciona