Teatro A Senhora
ESTA OBRA TEM COMO PERSONAGEM PRINCIPAL UMA MOÇA CHAMADA AURÉLIA CAMARGO. FILHA DE PEDRO DE SOUSA CAMARGO (QUE VIVIA NO RJ SUSTENTADO PELO PAI, ESTUDANDO MEDICINA) E EMILIA LEMOS (ÓRFÃ POBRE). SEU AVÔ ERA UM HOMEM RICO, PREPOTENTE E SEVERO, LOURENÇO DE SOUSA CAMARGO, QUE VIVIA ISOLADO EM SUA FAZENDA. SEUS PAIS FUGIRAM E SE CASARAM ESCONDIDOS. QUANDO SEU AVÔ DESCOBRIU QUE PEDRO VIVIA COM UMA MOÇA RAPTADA, ORDENOU-LHE QUE VOLTASSE À FAZENDA, CASO CONTRÁRIO SEU PAI NÃO LHE CEDERIA MAIS DINHEIRO.
- Volte à fazenda ou não te sustentarei mais seu moleque! – Lourenço
Pedro então diz à mulher que terá que se distanciar um pouco por conta de seu pai.
PEDRO TEVE QUE SE SEPARAR DA MULHER, COMEÇANDO ASSIM A INTERCALAR SUA VIVÊNCIA, A MAIOR PARTE NA FAZENDA E ALGUMAS VEZES VISITANDO EMILIA, NESSAS CIRCUNSTÂNCIAS NASCE AURÉLIA.
- Pedro, tenho que te falar algo!
- Diga meu amor!
- Estou esperando um filho teu...
CERTO DIA LOURENÇO COMUNICA A SEU FILHO PEDRO, QUE QUER QUE SE CASE COM UMA MOÇA DA REGIÃO, PEDRO ENTÃO DECIDE IR MORAR COM SUA MULHER E FILHA NO RJ, MAS NO CAMINHO ELE MORRE PRÓXIMO A FAZENDA. UM CONHECIDO DA FAMILIA GUARDA UMA MALA QUE ENCONTRA DE PEDRO, PARA ENTREGAR A LOURENÇO. MAS ISSO SÓ OCORRE ANOS MAIS TARDE.
- Pedro, estou lhe arrumando uma moça da região, pois já está na hora de você se casar!
- Não posso me casar pai! – então vai se encontrar com sua mulher no Rio de Janeiro, quando ocorre o acidente.
(essa 1º parte toda passa em flashes, pois é sobre a origem de Aurélia)
AURÉLIA VAI CRESCENDO, E APESAR DE SER MUITO POBRE, ELA É DE UMA BELEZA ESTONTEANTE. COM A MÃE DOENTE E A NECESSIDADE DE SUSTENTAR AMBAS, AURÉLIA COMEÇA A EXPOR-SE NA JANELA NA TENTATIVA DE ARRANJAR UM CASAMENTO. APESAR DA DESCIDA DE SUA REPUTAÇÃO ELA É ESTIMADA POR DOIS RAPAZES: EDUARDO ABREU E FERNANDO SEIXAS.
Cena da Janela:
- Com sua licença, a senhorita poderia me dizer se sou digno de tão estonteante beleza pela qual eu