History
História e Teoria das Artes do Espetáculo
Marlene Rodrigues, a25423
ÍNDICE
Sinopse da obra ……………………………………………………………… pág. 3
Descrição do livro ……………………………………………………………. pág. 4
Caraterização das personagens …………………………………………… pág. 5
Contexto ………………………………………………………………………. pág. 10
Biografia de Vicente Sanches ………………………………………………. pág. 11
Bibliografia …………………………………………………………………….. pág. 12
CET – PAE
História e Teoria das Artes do Espetáculo
Marlene Rodrigues, a25423
SINOPSE DA OBRA
O livro que vou apreciar criticamente é uma farsa trágica chamada “A
Birra do Morto”, de Vicente Sanches. Esta peça contém apenas um ato e pode inserir-se no chamado Teatro do Absurdo (o teatro moderno utiliza este termo para a criação do enredo, das personagens e do diálogo, com o objetivo de transmitir o demência e a falta de soluções em que estão inseridos o homem e a sociedade). Podemos verificar com frequência na nossa cultura, as procissões e as rezas, assim como o medo e indesejada morte.
A única certeza que temos na vida é que todos morrem. Nascemos, vivemos e morremos. A morte é como um sono onde nunca acordamos e a nossa consciência é eliminada para sempre. Se pensarmos que começamos a morrer a partir do momento em que nascemos, então, tentamos viver a vida esquecendo que um dia teremos que morrer.
“A Birra do Morto” mostra um pouco da nossa sociedade – as pessoas interesseiras, as mulheres do povo, “as beatas”, a falsidade, o cinismo e o interesse. Utiliza o tragicômico (tragédia e comédia) para mostrar o medo e o inconformismo diante “da indesejada das gentes”. O humor é frequente nas falas das personagens, rematando-nos para o teatro do absurdo (por exemplo o morto não querer ser enterrado, como podemos verificar ao longo da história do livro).
CET – PAE
História e Teoria das Artes do Espetáculo
Marlene Rodrigues, a25423
DESCRIÇÃO DO LIVRO
“A Birra do Morto” conta a história de um morto (personagem principal) que se recusa a