Turismo em natal
Natal, uma cidade turística com belas praias, hotéis de luxo, dunas, passeio de bugre, e gastronomia sem igual. Mas onde fica o restante da cidade? Onde estão os prédios históricos e onde tudo começou? Natal, não é só uma cidade com essas características de um belo litoral, e sim uma cidade com mais de 400 anos de história e bairros que ainda prezam a arquitetura da época.
Nesta pesquisa iremos sugerir um passeio turístico pelo bairro mais antigo de Natal. Partiremos da Ribeira e terminaremos na Cidade Alta. Mostraremos a qualidade e a importância desses prédios em Natal, relíquias que hoje são personagens históricos de uma cidade que não é feita só de praias.
Vamos começar pela Ribeira com o Teatro Alberto Maranhão e terminaremos com a Antiga Catedral em Cidade Alta. Veremos fatos históricos, quando cada um foi construído, para que cada um serviu e como estão sendo usados hoje. Daremos também uma dica para que os incentivos turísticos nesses locais sejam cumpridos.
DESENVOLVIMENTO
* TEATRO ALBERTO MARANHÃO
O Teatro Alberto Maranhão foi construído em 1898, ele é um monumento histórico e patrimônio artístico do Rio Grande do Norte. Ele conserva até hoje, traços do século passado com arquitetura francesa, o revestimento da entrada e do piso da plateia é com cerâmica belga. A planta do teatro foi feita pelo engenheiro José de Berredo, no Governo de Ferreira Chaves, sob a direção do Major Theodósio Paiva.
Em 1910, o Teatro Carlos Gomes, como era chamado naquela época, conservando a forma de chalé com 18,30 metros. No segundo governo de Alberto Maranhão, o teatro passou por uma reforma, adquirindo portões e grades de ferro vindo da França. A Gran - Compañia Española de Zarzuela Opera y Opereta, Pablo López reinaugurou o teatro no dia 19 de julho de 1912, com a Opereta “Princesa dos dólares” de Leo Fall.
Em 1959 Djalma Maranhão mudou o nome do teatro para Teatro Alberto Maranhão, e foi feita uma nova reforma sendo reaberto em 24 de março de