Resumo de renê descartes
Descartes destaca a problemática do uso da razão,ao considerar de forma audaz todos os homens racionais.A partir da juventude encontrou determinados caminhos que o levaram a um novo método que parecia aumentar o conhecimento de forma gradativa e elevá-lo ao mais alto nível que a mediocridade de seu espírito pudesse alcançar em sua pouca duração de vida.
A respeito das outras ciências por tomarem seus princípios de filosofia, acreditava que nada de sólido se podia construir sobre alicerces tão pouco firmes. Por fim no que diz respeito às más doutrinas, julgava já conhecer suficientemente o que valiam, para não mais correr o risco de ser enganado.Abandonou totalmente os estudos das letras e decidiu a não mais procurar outra ciência além daquela que poderia encontrar em si próprio Aproveitou o resto de sua juventude para viajar, para fazer variadas experiências para por a si mesmo a prova. Não encontrava satisfação em observar outros homens por causa das muitas adversidades e chegou a conclusão que iria estudar a si próprio empregando todas as forças e de seu espírito no caminho que ia seguir.
Já na Alemanha,onde se sentira atraído pelas guerras, que ainda não haviam terminado,com o começo do inverno foi obrigado a permanecer em um quartel onde, por não encontrar convívio social algum que o distraísse, ficava por dias fechado em um quarto solitário onde dispunha de todo tempo disponível para se entreter com os seus pensamento e nos fala a respeito das muitas leis que o