Rádio e educação
CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO DE METODOLOGIA DE ENSINO
CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
DISCIPLINA: INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA MEN 9101
PROFESSORA: DULCE MÁRCIA CRUZ
TUTORAS: MARCIELE SOUZA DE OLIVEIRA E ADRIÉLI LUIZ
ALUNO (A): CARLOS ESTEVÃO DELLA JUSTINA
MATRÍCULA: 13400025
O rádio na educação à distância
Introdução
Assim como a evolução das sociedades ao longo da história, o processo educacional também alcançou mudanças significativas em face especialmente das ferramentas tecnológicas.
Com o seu desenvolvimento, a educação teve a possibilidade de tornar-se mais dinâmica, de repensar valores e métodos, além de permitir cada vez mais que as pessoas (educadores, gestores, discentes) tenham conhecimentos e habilidades diversas e que, acima de tudo, sejam motivadas a utilizar tais tecnologias.
Atualmente, vive-se a fase da Educação a Distância, mais conhecida como EaD. A EaD utiliza-se principalmente da internet, que possibilita o acesso ao mundo todo em apenas alguns cliques, o estudo no tempo que for conveniente a cada um e a redução de custos tanto da instituição quanto do discente.
Grandes portais e plataformas educacionais são construídos para atender a EaD, tais como Moodle e TelEduc, e permitir que os alunos interajam entre si e com os educadores (tutores), além da participar de fóruns, postar mensagens, entre outros.
No Brasil, esta realidade não é diferente. Com a EaD, as barreiras geográficas são quebradas, otimiza-se o tempo, desde que os alunos tenham condições de acesso à computadores e laboratórios.
Contudo, não é somente pela introdução da internet que se pode obter a EaD. Outros meios de comunicação, como o rádio e a televisão, em tempos remotos, implantaram o conceito de EaD no país.
O rádio
As origens da radiodifusão sonora vem carregadas de experiências e pesquisas em transmissão de som, telegrafia, telefonia com fios e ondas magnéticas.
A invenção do rádio é