Teatro A evolução da Educação
1ª cena: O homem das cavernas:
Desde o surgimento do homem, esse sentiu a necessidade de comunicação. Diante da falta de recursos desenvolveu a habilidade do desenho. Através desse passou a se expressar e a se comunicar. Para que essa comunicação acontecesse eram pintadas nas paredes das cavernas touros e bisões, renas e cavalos, o que era denominado pictografia.
(Entra o aluno Jean vestido de homem das cavernas)
2ª cena: A chegada dos Jesuítas:
Séculos mais tarde, junto com os portugueses chegaram os Jesuítas que já dominavam a escrita. Foi através da catequização que conseguiram transmitir o conhecimento tendo como foco a religião. (Música) http://www.youtube.com/watch?v=_3ybF7IPyoY (O padre entra durante a leitura. Após a leitura entram os índios)
Alunos: Daniel H. – padre
Índios: Gustavo M. – Lucas – Daniel Zanotto
3ª cena: Escola autoritária
Surge um mestre autoritário, o único dono do saber. Nessa época o professor era a autoridade máxima na sala de aula. Os alunos recebiam o conhecimento sem ter a oportunidade de interagir.
Alunos: Juliana (professora) – usar régua e palmatória
Cleiton e Débora – Maicon e Taís
4ª cena: Escola inovadora
Posteriormente, o modelo de escola se modifica. Surge uma escola mais aberta ao diálogo entre professor e aluno. Isso possibilita uma maior participação do educando no processo de construção da aprendizagem.
Alunos:
Emanuele (professora)
Sabrina – Érica – Mateus e Ricardo
5ª cena: Escola atual
O professor assume o papel de mediador do conhecimento o que possibilita a participação mais efetiva do aprendiz no processo de construção da aprendizagem. Associado a esse modelo de educação, surgem os meios tecnológicos que acompanham as transformações da era digital.
Alunos: Luana (professora)
Todos os que sobram.
Música