teatro renascentista
SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, DESPORTO E LAZER
ESCOLA MUNICIPAL DULCINÉIA LOPES ESPINDOLA
PROFESSORA: VANESSA OLIVEIRA LEAL
POVOADO: VILA NOVA 13 MA 402
RELATÓRIO DIAGNOSTICO
MORROS – MA
2013
1 – APRESENTAÇÃO
Nós que trabalhamos com a educação, temos pela frente um grande trabalho, ou seja, um desafio: estimular e promover o aprendizado de crianças que vivem em um mundo de muitas informações e de muitos acontecimentos.
Foi baseado nestes críticos que a realização deste trabalho tem como objetivo maior o acompanhamento e desenvolvimento pessoal e social dos alunos. O acompanhamento fornece elementos de avaliação diagnostica que possibilite analisar de forma critica os avanços e dificuldades da turma.
É importante que se compreenda a avaliação diagnostica como um meio de fortalecer e aprimorar a prática de nós professores de termos multi-seriados, não se tratando de julgamento ou fiscalização, mas, como um meio facilitador que nos permitirá analisar, refletir e buscar indicadores e o alcance dos trabalhos desenvolvidos em sala de aula.
O resultado deste relatório também permitirar compreender que a alfabetização não é um processo baseado em perceber e memorizar, e para aprender a ler e escrever, o aluno precisa construir um conhecimento de natureza conceitual: ele precisa compreender não só o que a escrita representa, mais de que forma ela representa graficamente a linguagem.
Foi usado como base na realização deste presente documento a analise e pesquisa dos níveis de escrita de Emília Ferreiro e Ana Teberosky.
2 – IDENTIFICAÇÃO
2.1 – Escola Municipal Dulcinéia Lopes Espíndola
2.2 – Séries iniciais do ensino Fundamental
2.3 – Ano: Préf. I ao 5º Ano
2.4 – Disciplina: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Historia, Geografia, Arte, Religião e Educação Física.
2.5 – Turno: Matutino
3 – FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Alfabetizar e ensinar a ler e escrever,