teatro para crianças
A cada dia é natural que as crianças cheguem na escola com diferentes estados de ânimo. Para harmonizar o grupo é aconselhável que se façam exercícios rítmicos*, recitações e canto. Nesta idade, os exercícios musicais podem ser mais complexos e ser exercitados, por exemplo, em cânones: um grupo inicia um tema musical já aprendido em uníssono e é seguido à distância de um ou mais compassos, por outro(s) grupo(s) até o fim.
Todos os conteúdos citados acima trazem inúmeras, variadas e ricas possibilidades de dramatização. Em que se difere o teatro para crianças de 9 anos do teatro para as crianças menores? – As crianças ainda decoram todo o texto escolhido, mas algumas, que se sintam mais seguras, podem ter falas individuais mais longas. Nunca se deve forçar uma criança a se expor, isto virá com o tempo, pois todas acabam envolvidas pelo contexto e pela adequação dos temas ao momento de seu desenvolvimento.Pode-se explorar bastante a dramaticidade das fortes imagens das histórias do Antigo Testamento, como a de José do Egito, a de Davi e Golias, por exemplo.
Os figurinos já podem ser um pouco mais elaborados, com alguns elementos que lembrem, por exemplo, épocas ou profissões, assim como podem ser empregados objetos de cena em maior número e mais variados, muitos dos quais as próprias crianças podem fabricar.
Podem ser feitos trabalhos com desenho e pintura como vivências dos conteúdos da peça, experimentando novas intensidades e combinações de cores, aprofundando os temas escolhidos e o processo de montagem da peça de teatro.
Os cenários podem ser compostos apenas com panos coloridos, já que o foco mais importante são as crianças e sua atuação.
Para uma criança de 9 anos, a escolha de uma peça deve ser inspirada em temas que despertem o entusiasmo pela ação do ser humano e resgatem o convívio e a participação dela no mundo. É o homem transformando seu ambiente. Para tanto, as peças deveriam ter personagens empreendedores,