Alzhaimer
Abaixo seguem descritas, de maneira breve, as principais correntes de pensamento que influenciam a psicologia contemporânea.
A perspectiva biológica (Perspectiva médica)
É uma corrente de pensamento que se baseia no funcionamento dos genes, do cérebro e do sistema nervoso e endócrino, para investigar as causas do comportamento humano.
Comportamento e processos mentais são analisados com base nas estruturas corporais e nos processos bioquímicos, e contribuem com um conhecimento básico acerca do funcionamento das funções psíquicas, memória e percepção.
Aproxima-se muito das áreas da genética, da neurociência e da neurologia.
Inicialmente abordada pela psicopatologia, esta teoria nasceu da percepção da importância dos fatores emocionais no adoecimento e recuperação da saúde, que já estavam presentes na medicina hipocrática e homeopatia.
A perspectiva psicodinâmica
Corrente de pensamento originada nos trabalhos do médico vienense, Sigmund Freud com pacientes psiquiátricos, não sendo empiricamente provadas, mas embasadas na capacidade de observação do ser humano.
Segundo a perspectiva psicodinâmica o comportamento é movido e motivado pela constante luta do EGO em resolver o conflito psíquico existente entre o ID e o SUPEREGO. O objetivo do comportamento é manter o equilíbrio entre o ID e o SUPEREGO.
O modelo freudiano é notoriamente reconhecido por enfatizar que em sempre somos movidos pelo EGO, mas que nossas ações podem ser motivadas pelo nosso inconsciente dinâmico.
Demasiada importância a infância, como fase importantíssima para a formação da personalidade.
A perspectiva analítica
Perspectiva desenvolvida por Carl Gustav Jung, em reação a perspectiva psicodinâmica, intitulada originalmente de ‘’Psicologia dos Complexos’’.
Teoria dedicada a entender de maneira profunda os meios pelos quais o inconsciente se expressa, utilizando do conceito de “complexos” e do estudo de sonhos e desenhos.
Inconsciente pessoal é aquele formado de