TEATRO NA SALA DE AULA: ENSINANDO GEOGRAFIA ATRAVÉS DAS ARTES
INTRODUÇÃO
O presente estudo é um recorte de uma atividade de ensino em andamento com os alunos do 2º Ano A e B do Ensino Médio do período matutino da Escola Estadual Major Otávio Pitaluga (EEMOP) de Rondonópolis-MT. Assim, o respectivo estudo faz parte do projeto que está sendo implantado de forma gradativa no Ensino Médio regular.
A respectiva atividade utiliza o teatro como ferramenta de ensino no processo de ensino aprendizagem.
O termo teatro é de origem grega e, nasceu no Século V a.C., como culto ao deus Dionísio e significava lugar, onde as peças eram encenadas e apreciadas pelo público. Dessa forma, pensando a função da escola enquanto instituição formadora e, que desempenha papel da educação diante das novas exigências da sociedade moderna. Tal atividade tem como objetivo ensinar o conteúdo de forma diferenciada.
Assim, o teatro como instrumento de ensino, tem a finalidade de proporcionar a integração e a socialização dos alunos, contribuindo para o desenvolvimento e a formação dos jovens educando, despertando o gosto pela leitura.
Observamos que na sala de aula há uma interação entre professores e alunos e, alunos com alunos, estabelecendo uma ligação entre aprender e ensinar. O ensino da representação teatral nas escolas ajuda a recriar as experiências do mundo e do próprio cotidiano do aluno fazendo com que os relacionamentos entre eles em sala de aula se tornem mais harmoniosos, sensíveis, além de transformar indivíduos crítico e reflexivo, dentro e fora da escola.
No interior da escola que os campos de manifestações da expressividade do ser humano passam a ser maior, devido às diversidades étnicas. Assim, acredita-se que o teatro tende a ser trabalhado de forma multidisciplinar, onde as áreas do conhecimento trabalhem com várias temáticas.
Diante disso, cabe à Geografia e outras disciplinas essa responsabilidade em garantir a discussão acerca da importância da valorização