escola
Gisela Wajskop, diretora do Instituto
Singularidades, que forma professores.
a escola, enquanto instituição social torna-se responsável pela transmissão dos conhecimentos acumulados historicamente e sistematizados ao decorrer do desenvolvimento da civilização.
Segundo LIBÂNEO (2000 p. 22) a educação é o conjunto de ações, processos,
Influências, estruturas que intervêm no desenvolvimento humano de indivíduos e grupo na relação ativa com o ambiente natural esocial, num determinado contexto de relações entre grupos e classes sociais.
“Uma das principais funções da família é a função educacional e, que esta é a responsável por transmitir à criança os valores e padrões culturais do meio social em que está inserido”. (OLIVEIRA,1993, p. 92)
A presença dos pais, tanto naescola quanto em casa, é essencial para que a educação dos filhos se desenvolva de maneira eficiente, pois a família é a base mais importante e essencial na vida de todas as pessoas.
A colaboração família-escola tem sido bastante enfatizada, como uma das metas para a educação no milênio que se inicia, como pode ser observado no relatório elaborado para a UNESCO (Delors, 2000).
Estudos recentes têm sido desenvolvidos nessa direção, mostrando as vantagens dessa parceria para a escola e para os alunos (DiNucci, 1997; Bhering & SirajBlatchford,
1999; McBride, 1999). Porém, antes da entrada da criança para a escola, a família se coloca como a principal mediadora das aprendizagens infantis e uma das variáveis, que têm sido estudadas diz respeito a como se dá essa mediação e no que ela pode ampliar o potencial de