Teatro escolar
Apoio: Sala De Leitura E. E. Professor Messias Freire
Projeto Teatro
Sala de Leitura: Profª Conceição e Judite
Colaboradora: Profª Cirlei Santos
Criação: Alunos do Superação Jovem
Público Alvo: Todos os Cursos
Duração: 2º semestre
Justificativa:
A preocupação com o incentivo à leitura e o desenvolvimento da produção de textos mais criativos e com apropriação de um vocabulário mais rico, que tornam a leitura e sua própria produção pelas crianças de uma forma mais interessante e motivada, é a ação principal deste trabalho.
Apropriar-se de Clássicos Infanto-Juvenis, bem como suas adaptações pelos próprios alunos, ou criação de novas histórias a, deram início a esse trabalho que já se desenvolve na E.E. Messias Freire, os Inquietos Leitores, time que faz parte do “Superação
Jovem” da Fundação Ayrton Senna
O uso do teatro na educação traz a possibilidade de desenvolver e aprimorar as diversas linguagens usadas na comunicação (oral, escrita, plástica) com o cunho social voluntário dos próprios alunos contarem e encenarem histórias para seus pares no próprio período escolar contrário.
Há, contudo e não menos especial, a possibilidade de trabalhar valores e resgatar a autoestima dos participantes, que apresentam problemas de aprendizagem, comportamentais e psicológicos (violência, baixa-estima, timidez, preconceito, inclusão, etc.) Objetivos:
Através de pequenas encenações, trazer aos alunos a riqueza de contos e histórias infanto-juvenis, lendas, fábulas, adaptações feitas pelo grupo e individuais de forma motivadora para a apropriação do hábito da leitura, escrita e produção de textos.
A segunda fase é a de histórias criadas pelos próprios alunos com adaptações das muitas existentes e ou com temas, datas comemorativas e situações vivenciadas no grupo e na comunidade escolar (preconceito, bullying, violência, drogas, etc.)
O desenvolvimento do trabalho no período contrário