teatro brasileiro
Sabe-se hoje que é a arte mais antiga da Humanidade, porque sendo a arte do diálogo, nasceu quando um Homem começou a comunicar com outro Homem, utilizando o corpo, o gesto, as palavras. Mas como evoluiu o Teatro? Sagrado ou Profano, Trágico ou Cómico, navegando na Barca de Caronte ou na Barca do Inferno, convocando anjos ou demónios, sempre o Teatro serviu os deuses e os homens, glorificando-os, mas também descobrindo-lhes e expondo-lhes os defeitos.
Ameaçado na Grécia e em Roma, silenciado nos primevos da Idade Média, arrastando-se em carroças itinerantes e mais tarde brilhando na luxúria dos salões aristocráticos, ciclicamente anunciado como moribundo, sempre se ergueu qual Fénix renascida.
Tomando os primeiros passos da Humanidade como ponto de partida, História do Teatro Europeu transporta o leitor numa fascinante viagem ao longo de milhares de anos, acompanhando a evolução de uma das mais sublimes criações do homem.
Escrita num estilo cativante, e prefaciada pelo encenador Roberto Merino, a obra aborda todas as épocas e estilos do fenómeno teatral, dando a conhecer ao leitor universos tão fantásticos como os da tragédia grega, os dos autos vicentinos ou os do criador de Romeu e Julieta. Dedicando um capítulo ao séc. XX em Portugal, História do Teatro Europeu, que é também uma história sociológica e política da humanidade, é uma obra de grande actualidade e rigor que poderá ser consultada com vantagens pelos profissionais e estudiosos do teatro e que agradará também aos leitores que pretendam conhecer melhor o maravilhoso mundo do palco e pretendam viajar pelos caminhos do tempo, observando as mulheres e os homens que, num continuum imparável, foram construindo a própria história.
Source: