Surgimento do teatro brasileiro
Introdução.....................................................................................4
Desenvolvimento.........................................................................5
Conclusão.....................................................................................10
Bibliografia...................................................................................11
Introdução Esse trabalho é sobre o teatro brasileiro, desde o século XVI, quando foi introduzido no Brasil pelos jesuítas como uma forma de catequese, até os dias atuais. Também tem o nome de algumas peças teatrais que foram feitas ao longo do tempo no Brasil e seus respectivos autores.
Surgimento do teatro brasileiro – Século XVI O teatro brasileiro surgiu quando Portugal começou a fazer do Brasil sua colônia (Século XVI). Os Jesuítas, com o intuito de catequizar os índios, trouxeram não só a nova religião católica, mas também uma cultura diferente, em que se incluía a literatura e o teatro. Aliada aos rituais festivos e danças indígenas, a primeira forma de teatro que os brasileiros conheceram foi a dos portugueses, que tinha um caráter pedagógico baseado na Bíblia,e era uma forma de catequizar os índios. Nessa época, o maior responsável pelo ensinamento do teatro, bem como pela autoria das peças, foi Padre Anchieta.
As primeiras peças de teatro As primeiras peças foram, então, escritas pelos Jesuítas, que se utilizavam de elementos da cultura indígena (a começar pelo caráter de "sagrado" que o índio já tinha absorvido em sua cultura), até porque era preciso "tocar" o índio, falando de coisas que ele conhecia. Misturados a esses elementos, estavam os dogmas da Igreja Católica, para que o objetivo da Companhia - a catequese - não se perdesse. As peças eram escritas em tupi, português ou espanhol (isso se deu até 1584, quando então "chegou" o latim). Nelas, os personagens eram santos, demônios, imperadores e, pôr vezes, representava apenas