Team X
Team X (também Team Ten ou Team 10) não é, nem nunca foi, um grupo de dez arquitetos para defender um programa ideológico rigorosamente definido. O Team X foi constituído em 1954, por pessoas encarregadas de preparar o 10º Congresso Internacional de Arquitetura Moderna (CIAM)[i] de Dubrovnik, em 1956. Daí vem o “10” do nome. Nada mais nada menos que o grupamento de vários arquitetos de formações distintas que, em determinado momento histórico , estendido esporadicamente por muitos anos, partilharam uma mesma experiência crítica nos colóquios internacionais consagrados à arquitetura. Seu fórum de crítica eram reuniões entre interlocutores que se conheciam bem, e talvez por esta razão que seu diálogo foi tão intenso.
Ninho de Abelha. Casablanca, 1952. Candilis, Woods arquitetos.
Qualquer tentativa de síntese histórica a partir de declarações ou de obra construída de diversos membros está destinada ao fracasso. A única publicação que traz o nome Team X, o “Team X Primer” (Arquitetural Design, 1962 / Studio Vista, 1968) , é de fato uma compilação reunida e publicada por um dos membros do grupo, cujos documentos gráficos e escritos foram fornecidos pelos outros membros. Alison Smithson, responsável pela publicação, não procurou, felizmente, dar uma unidade de conjunto a uma produção de projetos e princípios arquitetônicos tão distintos. não procurou estabelecer uma coerência ideológica interna aparente que jamais existiu.
Team X, muitas vezes referido como Team Ten, era um grupo de arquitetos e outros participantes convidados, reunidos a partir de julho de 1953, no 9º Congresso C.I.A.M. e criou um cisma nesta entidade, desafiando sua abordagem doutrinária de urbanismo. A primeira reunião formal do grupo sob o nome de Team X ocorreu em Bagnols-sur-Cèze em 1960, o último, com apenas quatro membros presentes, foi em Lisboa em 1981, O núcleo do grupo Team X era composto de sete participantes mais ativos e envolvidos, ou seja, Jacob Bakema, Georges