Anomalias nas trompas de falópio
Disciplina: Biologia
Índice
Índice………………………………………………………………………………pág-1
Introdução…………………………………………………………………………pág-2
Anomalias nas Trompas de Falópio……………………………………………pág-3
Endometriose……………………………………………………………………..pág-4
Anomalias nos Ovários…………………………………………………………..pág-5
Conclusão……………………………………………………….………………...pág-6
Bibliografia………………………………………………………………...………pág-7
Introdução
O trabalho é sobre anomalias nas Trompas de Falópio e nos Ovários. Para se conseguir engravidar é necessário o bom funcionamento das trompas de Falópio, se estas tiverem obstruídas, o transporte do óvulo e dos espermatozóides não é possivel. A endometriose é umas das causas nas trompas de falópio. Os ovários também podem contrair várias doenças, causadas por traumas cirúrgicos ou tumores, podendo então impedir a maturação dos folículos e a libertação dos oócitos.
Anomalias nas Trompas de Falópio
Uma das anomalias mais frequentes nas trompas é quando esta se encontra totalmente obstruída na extremidade mais próxima do ovário, o que pode significar que está cheia de líquido. Isto é então designado por hidrossalpinge, a trompa não funciona bem e a mucosa e o tecido muscular circundante também se apresentam danificados.
Sintomas
As obstruções ou oclusões nas trompas podem ser detetadas com uma histerossalpingografia (HSG) ou de uma laparoscopia como exame das trompas.
Causas
Doenças sexualmente transmissíveis (DST);
Endometriose;
Infecção pélvica (doença inflamatória pélvica – DIP);
Tecido cicatricial resultante de cirurgia abdominal;
Anomalias congénitas;
Mioma/fibromas (quistos).
Tratamentos
Quando apenas uma das trombas está ocluída, os médicos receitam medicamentos estimulantes da ovulação que fazem aumentar a produção de óvulos durante cada ciclo.
Uma microcirurgia pode, em certos casos, restabelecer o bom funcionamento das trompas, dependendo da localização, da gravidade e da causa da oclusão. Mas nem sempre o problema da