teachh
Por: Aparecida Cristina de Freitas
Sandra Aparecida Pondé
Regiane Aparecida Ribeiro
Professoras do Método Teach Apae de Quatiguá/PR
Atualmente vários métodos de ensino em Educação Especial têm sido estudados na tentativa de descobrir qual é o mais eficaz na alfabetização de alunos que tem autismo.
Dentre os métodos já conhecidos, encontra – se o Método Teach que está sendo a base do trabalho com alunos autistas da Apae de Quatiguá/PR .
O Método Teach foi criado em 1966 nos Estados Unidos na
Universidade da Carolina do Norte pelo Psiquiatra Dr. Eric Shopler e seus auxiliares, ele foi elaborado com o propósito de reabilitar e alfabetizar autistas e crianças com prejuízos relacionados a comunicação, o método tem por base a terapia comportamental e psicolingüística, seu objetivo é proporcionar rotina e organização no cotidiano do aluno e em seu aprendizado, melhorar independência, funcionalidade e informação visual, que tem como objetivo amenizar as dificuldades de comunicação existentes.
A programação das atividades do dia deve ser feita visualmente.
Como se sabe as crianças autistas precisam de motivação e principalmente organização para aprender.
O método proporciona aos alunos uma rotina diária pré estabelecida dentro e fora da sala, organizando assim questões internas e externas, as quais favorecem melhor desempenho em habilidades escolares.
Como pode se observar na foto a baixo a sala irá proporcionar ao aluno um maior contato consigo mesmo e com a atividade proposta, as paredes não tem estímulos visuais e as carteiras estão viradas para a parede, as quais estão separadas por armários que acomodam as atividades.
Nas salas existem uma prateleira que determina a ordem das mesas que cada criança vai no dia, um canto para descanso, 4 mesas individuais, sendo uma delas do professor, o qual deve trabalhar conteúdos mais complexos. Cada aluno vai passar uma vez por dia na mesa