TDHA
Caracterizado como o transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparecem na infância e freqüentemente acompanha o indivíduo por toda a vida. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade, é chamado às vezes de DDA (Distúrbio do Déficit de Atenção).
Ele ocorre em 3 a 5% das crianças em várias regiões diferentes do mundo. Para que esses problemas recebam este diagnóstico eles devem se apresentar fora de um limite normal para a idade e o desenvolvimento da criança.
Causas
Pode ser geneticamente, mas sua causa não é clara. Independente da causa, ele parece se estabelecer cedo na vida da criança, enquanto o cérebro ainda está se desenvolvendo.
Depressão, falta de sono, incapacidade de aprender, transtornos de tique e problemas comportamentais podem ser confundido com o TDAH.
A maioria das crianças, sofre de pelo menos um outro problema de comportamento ou de desenvolvimento. Ainda podem apresentar um problema psiquiátrico, como depressão ou transtorno bipolar.
O diagnóstico é baseado em sintomas muito específicos:
• As crianças devem apresentar pelo menos seis sintomas de desatenção ou seis sintomas de hiperatividade/impulsividade antes dos 7 anos.
• Os sintomas devem estar presentes pelo menos há seis meses, ocorridos em dois ou mais ambientes e não serem provocados por outro motivo.
• Os sintomas devem ser graves o suficiente para resultar em dificuldades significativas, inclusive em casa, na escola e no relacionamento com os demais.
Se houver suspeita, a criança deve passar por uma avaliação médica, tais como:
• Questionários para pais e professores
• Avaliação psicológica da criança e da família, incluindo testes de QI e psicológicos
• Exames completos mentais, nutricionais, físicos...
Algumas crianças são primariamente desatentas. Outras podem ter uma combinação de tipos.
Alguns sintomas de desatentos:
• Não costumam