TDHA
CONCEITO DE HIPERATIVIDADE
Hiperatividade é um desvio comportamental caracterizado pela excessiva mudança de atitudes e atividades, acarretando pouca consistência com cada tarefa a ser realizada. Isto incapacita o indivíduo para se manter quieto por um período de tempo.
CONCEITO DE TDAH O DSM IV define o TDAH como um problema de saúde mental, considerando-o como um distúrbio bidimensional, que envolve a atenção e a hiperatividade / impulsividade. Este transtorno tem um grande impacto na vida familiar, escolar e social da criança. Muitas vezes, essas crianças são identificadas como desobedientes, preguiçosas, mal-educadas e inconvenientes. Não se adaptam adequadamente ao meio em que vivem e nem correspondem às expectativas dos adultos.
O PROCESSO ESPERADO DE ATENÇÃO Para identificar melhor as alterações do TDAH é necessário verificar o quadro de evolução esperado para essas manifestações:
- Até os 2 anos de idade, a atenção é controlada e dirigida por determinadas configurações de estímulos não existindo controle voluntário da atenção.
- Entre os 2 e 5 anos surge o controle da atenção. A criança já consegue concentrar-se de forma seletiva, em alguns aspectos da estimulação externa, mas sua atenção ainda é dominada pelas características externas.
- A partir dos 6 anos, o controle da atenção passa a ser interno. A criança já é capaz de desenvolver estratégias para atender, seletivamente, aos estímulos que ela considera relevantes para a solução de determinados problemas.
DIMENSÕES DA ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE – FUNCIONAMENTO DAS