tde planejamento de produção
O planejamento agregado propõe atender as oscilações da demanda no mercado de acordo com os recursos disponíveis na empresa (humanos, materiais, equipamentos, instala ações, etc.), procurando com isso custos mínimos, ou seja, conciliar a capacidade com as exigências do mercado. Alem é composto por basicamente três etapas. Prever a demanda: que pode ser obtida utilizando cálculos escolhe um conjunto base de alternativas que serão usadas para influenciar a demanda ou a produção e determinam dentro das características já escolhidas quais serão as utilizadas. Com isso as escolhas devem se basear em critérios para minimização dos custos de produção e maximização dos lucros. É importante ter em mente que, como geralmente diversos produtos compartilham as mesmas instalações, equipamentos e mão-de-obra, para planejar esses recursos não é necessário saber quanto cada produto vai deles necessitar.
E a desagregação tem é função das expectativas de vendas que gera dados essenciais para níveis intermediários entre tático e operacional, cujo primeiro passo é planejamento mestre da produção que é utilizado para planejar peças ou produtos que afetem significativamente os lucros da empresa ou que consumam recursos críticos e, portanto, precisem ser planejados com atenção redobrada.
Alternativas reativas são metas do administrador, ou seja, aceita a demanda prevista como informações e altera os níveis de força de trabalho que admitindo ou contratando funcionários, horas extras, programação de férias, níveis de estoque, subcontratação e dos atrasos planejados para atender esta demanda. E alternativa agressiva é aquela que tenta alterar a demanda e, conseqüentemente as necessidades de recursos. Normalmente de responsabilidade do administrador de Marketing.
Sazonalidade complementar é uma estratégica da indústria que tem produtos com sazonalidades, ou seja, uma fabrica de metalúrgica fabrica exaustores eólicos e canos de