Tdah
A desatenção pode revelar-se em situações escolares, profissionais ou sociais. Os indivíduos com este transtorno podem não prestar atenção a detalhes ou cometer erros por falta de cuidados nos trabalhos escolares ou outras tarefas. O trabalho é confuso e realizado sem meticulosidade nem consideração adequada. Os indivíduos têm dificuldade para manter a atenção em tarefas ou atividades lúdicas e consideram difícil persistir em tarefas até seu término, freqüentemente dão a impressão de estarem com a mente em outro local, ou de não escutarem o que recém foi dito.
Pode haver mudanças de uma tarefa inacabada para outra. Os indivíduos com este transtorno podem iniciar uma tarefa, passar para outra, depois voltar a atenção para outra coisa antes de completarem qualquer uma de suas incumbências. O fracasso em completar tarefas deve ser considerado, ao fazer o diagnóstico, apenas se ele for devido à desatenção, ao invés de outras possíveis razões como por exemplo, um fracasso para compreender instruções.
Esses indivíduos têm dificuldade para organizar tarefas e atividades. Tarefas que exigem esforço mental constante são vivenciadas como desagradáveis e aversivas. Dessa forma, esses indivíduos evitam atividades que exigem dedicação, esforço mental prolongado, organização ou concentração; como por exemplo, os trabalhos escolares ou burocráticos. Esta evitação deve ocorrer por dificuldades da pessoa com a atenção, e não devido a uma atitude oposicional primária, embora uma oposição secundária possa também ocorrer.
Os comportamentos para realização dos trabalhos são desorganizados e os materiais necessários para