TDAH
TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE
Atividade Acadêmica apresentada para a disciplina de Psicologia da Aprendizagem do curso de Psicologia.
O QUE É TDAH???
O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico, sendo descrito pela primeira vez em 1845 pelo psiquiatra alemão Heinrich Hoffman no livro Zappelphilipp. E de forma mais completa, em 1902, o médico inglês George Still descreve melhor os sintomas do TDAH. Atualmente o nome é dado em referencias aos sintomas do quadro, o TDA/H é uma das síndromes neuropsiquiátricas mais comuns. Podemos subdividir, de acordo com DSM-IV, o TDA/H em três tipos:
• Transtorno de déficit de atenção com predomínio do sintoma de desatenção.
• Transtorno de déficit de atenção com predomínio do sintoma de hiperatividade. • Transtorno de déficit de atenção combinado, no qual ambos os sintomas manifestam-se.
É de origem genética, e é reconhecido oficialmente por vários países e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), e se caracteriza por uma combinação de três tipos de sintomas: desatenção, hiperatividade, impulsividade.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
A característica essencial do Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade é um padrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade, mais freqüente e severo do que tipicamente observado em indivíduos. Alguns sintomas hiperativo-impulsivos que causam prejuízo devem ter estado presentes antes