Tdah
RESUMO
Atualmente, o Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDA/H) é um dos distúrbios mais comuns apresentados na infância. Porém, um dos grandes problemas enfrentados por profissionais da educação é o diagnóstico preciso deste transtorno. Muitas das vezes a criança é rotulada como hiperativa, e pode ser um comportamento normal da fase de desenvolvimento dela, ou apenas falta de estímulo do ambiente em que ela se encontra. É necessário que os educadores tomem conhecimento e se orientem sobre o TDAH. Pensando nisto, apresento neste trabalho alguns estudos e conceituações de diversos estudiosos, doutores, pesquisadores sobre o TDAH, bem como suas causas, sintomas, critérios para diagnóstico, e algumas possíveis intervenções psicopedagógicas.
Palavras-chave: Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade, TDAH. .
INTRODUÇÃO
No universo de uma sala de aula e em diversas situações já estivemos em contato com alunos considerados hiperativos. Ao mesmo tempo, já nos questionamos se essas crianças realmente apresentavam esse distúrbio e que a agitação, a indisciplina e a desatenção talvez pudessem ter outras causas. Diante destes fatos, cabe ressaltar que a criança de hoje vive cercada de tecnologia e que o ensino deve acompanhar as mudanças para satisfazer as necessidades dos alunos, a realidade é outra, a lousa, o giz não despertam o interesse do aluno.
É importante lembrar que nem toda criança agitada deve ser rotulada de hiperativa. E nos dias de hoje é notável que muitas crianças ganhem esse rótulo, isso ocorre pelo fato da maioria das pessoas definirem hiperatividade de forma errônea. É necessário refletir sobre essa questão, pois, nem sempre a criança que não consegue prestar atenção e ficar quieto durante a aula é hiperativa, muitas vezes isso ocorre por outros fatores como familiares e individuais, e por isso deve ser levado em consideração o meio em que esta criança está.