Tdah
Através dos estudos conclui-se que a hiperatividade é mais facilmente detectada quando a criança inicia seus estudos, mas que tais comportamentos já se manifestam a partir dos cinco anos e em alguns casos até antes.
Nesse sentido, o presente estudo vem facilitar o trabalho ao lidar com crianças ditas indisciplinadas, pois através da observação por parte de quem tem conhecimento dos sintomas do TDAH pode-se avaliar o comportamento. Contudo, um diagnóstico precoce e tratamento adequado podem reduzir os sintomas significativamente, diminuindo assim os conflitos e os prejuízos escolares. Cabe aos professores estarem preparados para atenderem essas crianças hiperativas, uma vez que são assistentes diretos do comportamento delas sendo, portanto, mais fácil à percepção visto que podem comparar os comportamentos com outras crianças de mesma faixa etária. Caso sejam necessárias avaliações mais profundas o professor deve comunicar a família e a escola deverá encaminhá-los a um especialista para que seja diagnosticada clinicamente.
Devidamente confirmado o distúrbio, o professor deverá ter mais atenção com esse aluno mudando a estrutura da sala de aula, utilizando estratégias de ensino, oferecendo apoio e incentivo e, principalmente, manter contato direto e freqüente com os pais do hiperativo. É fundamental frisar que a identificação precoce do problema, seguida de tratamento adequado tem permitido a criança superar todos os obstáculos.
RESUMO
Compreender a tarefa do professor enquanto agente facilitador no processo ensino-aprendizagem é entender que tal tarefa exige preparo especializado. E o seu grande desafio é conhecer e compreender o modo dos alunos serem e estarem no mundo e quanto maior esse conhecimento, maiores serão as possibilidades de transformação tanto pessoal como socialmente, quando nossa sociedade necessita de indivíduos capazes de adaptarem-se às necessidades de mudanças na vida. Desta forma, o objetivo do estudo