TCO (Total Cost Ownership)
Douglasmmayer
Resumo. Este artigo tem por objetivo definir o conceito de TCO (Custo total de propriedade), além de uma comparação entre alguns softwares livres e softwares proprietários. O artigo é parte integrante do sistema de avaliação bimestral da disciplina de Sistemas de Informação, ministrada pelo Prof.
Luciano ......
Abstract. This article aims to define the concept of TCO (Total Cost of
Ownership), and a comparison of some free software and proprietary software.
The article is part of the bimonthly evaluation system of Information Systems discipline, taught by Prof. Luciano ......
1. Introdução
Total Cost of Ownership (TCO), termo em inglês que representa Custo Total de Propriedade, é uma ferramenta analítica, que avalia os elementos que impactam ou geram custos no fluxo de caixa da organização, avaliando a escolha de uma nova fonte de suprimento, novo produto, tecnologia entre outras. É cada vez mais utilizado em processos de seleção e escolha, seja de um determinado produto, serviço ou tecnologia.
Conforme a área de suprimentos vai conquistando espaço nas organizações, aumentando seu leque de atuação além da atividade de aquisição em si e passando a influenciar toda a cadeia logística e de negócio, a utilização do TCO vai naturalmente fazendo parte do cotidiano da área.
A razão de sua utilização é levar em consideração através de um modelamento adequado, elementos que impactam no custo além dos usuais : preço, lote mínimo, condições de pagamento, por exemplo. Mas também outros custos “escondidos” como, por exemplo: custos de manutenção, custos de obsolescência, custo da mudança, impactos em produtividade e custos de descontinuidade. É comum fazer no TCO a analogia do iceberg: ir
além