Tchoukball
O tchoukball nasceu das reflexões e pesquisas do Doutor Hermann Brandt, um médico suíço, nascido na cidade de Genebra, que durante toda sua carreira cuidou de inúmeros atletas que se contundiam na prática de esporte. Os estudos do Dr. Brandt sobre Tchoukball começaram no início dos anos 60 e resultou de uma pesquisa crítica e científica dos esportes de equipe mais populares.
A partir de seus estudos, o Dr. Brandt constatou que as lesões ou os traumatismos dos atletas eram decorrentes de movimentos inadequados à fisiologia do indivíduo e às numerosas formas de agressões presentes em alguns esportes. Sua análise reforçou esta inquietude quanto ao valor educativo dos esportes modernos que, segundo ele, não podem fundamentar-se na fabricação sistemática de campeões, mais sim "contribuir na edificação de uma sociedade humana viável"
Assim, a partir dessa constatação, o Dr. Brandt criou um novo jogo, o Tchoukball, o qual expõe na obra Estudo Científico dos esportes de equipe. Este esporte apresenta-se como uma mistura da Pelota Basca, de Handebol e do Voleibol. Trata-se de um esporte de equipe que se joga com uma bola e duas superfícies de remissão (quadros) e caracteriza-se pela eliminação de todas as formas de agressões corporais entre os adversários.
Pelo seu caráter lúdico, o Tchoukball é conhecido por incitar cada individuo a praticá-lo independentemente da sua idade, sexo ou capacidade atlética.
Regras.
Um jogador dá o ponto para equipe adversária se:
Errar o quadro no momento do arremesso;
Fazer a bola cair fora do terreno de jogo após a finalização;
Finalizar e a bola no seu retorno do quadro de remissão rebater sobre ele mesmo;
Finalizar erradamente fazendo a bola cair dentro da zona proibida (área), antes ou depois do arremesso.
Não há campos definido; cada equipe pode finalizar em ambos os quadros de remissão.
Não se pode interceptar os passes da outra equipe - não mais de três passes antes da finalização.
Não dar mais de três passos de posse