tchoukball
Em outro momento, entre 1991 e 1992, Océlio Antônio Ferreira, um sergipano que se encontrava na Europa a estudo, conheceu o tchoukball. Logo foi convidado pelo professor Michel Favre (então Presidente da Federação Suíça de Tchoukball) e se submeteu ao rígido treinamento técnico e tático vindo a jogar neste período pelo Lausanne Tchoukball Club. Participou de inúmeros torneios nacionais e internacionais, vindo a diplomar-se técnico e árbitro internacional, ministrando cursos e oficinas na Suíça.
No final de 1992, o Sr. Océlio já retornou ao Brasil e juntamente com Julio Calegari (atual diretor de promoção internacional do FITB – Federação Internacional de Tchoukball) comecaram a divulgar o tchoukball em São Paulo. Foram ministrados vários cursos e apresentações principalmente em escolas particulares, universidades e unidades do SESC. Formou-se a primeira equipe de difusão e monitores em algumas cidades do país, e sendo realizado em 1993, o 1º Torneio Paulista de Tchoukball de Praia em Itanhaém, no litoral paulista. Posteriormente no mesmo ano, no dia 4 de julho, realizou-se o 1º Torneio Paulista em quadra (Ginásio Pelezão) patrocinado pela Secretaria de Esporte e Lazer do Estado de São Paulo, tendo o Liceu de Artes e Ofícios como campeão deste evento com seis equipes participantes.
Em setembro de 1999, Océlio, Schavalla e Julio uniram forças para organizar a ABTB (Associação Brasileira de Tchoukball). Esta associação, mesmo não tendo sido, até 2008, oficialmente registrada na Secretaria de Esporte e