TCCs
Após termos uma noção da empresa, nos vem em mente a necessidade de as classificarmos racionalmente de acordo com alguns critérios e vertentes que permitem compará-las e situá-las umas em relação as outras.
VERTENTES: Económica, Sociológica e Jurídica.
Vertente Económica
Nesta perspectiva, a empresa é uma organização que vai criar uma utilidade (bem ou serviço útil) que tem como principal objectivo obter lucro.
Numa actividade empresarial o que se pretende é que os custos dessa actividade sejam inferiores aos seus proveitos, para que se possam gerar lucros (mesmo tendo em conta os riscos a que todas as actividades empresariais se sujeitam).
Nesta vertente económica, os critérios mais usuais para a sua classificação são 2, nas quais se destacam:
1.º Critério: Dos Sectores de Actividade
As empresas são classificadas de acordo com a natureza e origem dos produtos que elas fabricam e dos serviços prestados a comunidade. Assim sendo, temos os seguintes sectores:
I – Sector Primário: que engloba empresas agrícolas, silvícolas, de pesca e pecuárias, assim como empresas extractivas;
II – Sector Secundário: que abarca indústrias transformadoras, de electricidade, gás e água, construção e obras públicas. Globalmente, abrange aquilo a que se chama “Empresas Industriais”;
III – Sector Terciário: que abrange o comércio, os transportes e telecomunicações, Globalmente chamadas “Empresas Comerciais”, assim como também abrangem bancos e seguradoras, chamadas “Empresas de Serviço”.
2.º Critério: Da Dimensão das Empresas
O critério da dimensão, permite classificar as empresas em pequenas, médias e grandes de acordo com os seus efectivos ou seja, de acordo com os seus trabalhadores.
O critério de classificação depende de: a) Numero de empregados; b)Volume de negócios; c) Capital utilizado.
É um critério muito importante, porque são concedidos incentivos às pequenas e médias empresas – (PME) – sendo-lhes concedido um