tcc1
CAMPUS JATAÍ
DEPARTAMENTO DE MEDICINA VETERINÁRIA
TECNOLOGIA E INSPEÇÃO DE LEITE, OVOS, MEL E DERIVADOS
PROFª.: NATÁLIA NESPOLO
ALUNO: JOÃO PAULO TEIXEIRA REZENDE
RELATÓRIO LATICÍNIO CREMONATA
Foi realizada a visita ao laticínio Cremonata no dia 29 de Maio, localizado no município de Naveslândia-GO. O laticínio possui algumas instalações, tais como: laboratório para realização de testes que averiguam a qualidade do leite recebido (recebido por meio de latões), vestiários, sala de preparação dos queijos e sala de refrigeração.
Após o recebimento de leite, no laboratório do laticínio são realizados alguns testes que demonstram a qualidade e a viabilidade do leite recebido, tais como: teste de alizarol teste de crioscopia presença de cloretos mastite (teste de CMT) bicarbonato soda
Para averiguação se há presença de mastite, realiza-se o teste de CMT, no qual averigua-se a presença mastite através da presença de grumos e a coloração do leite. Pelo método de Dornic, se o leite estiver alcalino é característico de leite com mastite e leite ácido, alta quantidade de microorganismos prejudiciais a fabricação dos queijos.
Para verificar a presença de substâncias que diminuem a acidez do leite e aumenta sua conservação, é realizado o teste de cloretos, que quando positivo tem-se a coloração amarela.
Para verificar o ponto de congelamento do leite, é feito o teste de crioscopia que é realizado no crioscópio, no qual averigua-se a possível presença de fraude no leite, que em casos de valores fora do normal poderá ser indicativo de adição de água (índice crioscópico alto) ou adição de sal ou presença de mastite (índice crioscópico baixo).
Para averiguar o estado de conservação do leite realiza-se o teste de Alizarol, no qual obtêm-se as seguintes colorações: o vermelho é indicativo de leite normal, amarelo ou marrom indicativo de colostro ou leite ácido, e o leite alcalino tem-se a coloração lilas, que é