TCC Teoria
Foi nesses exemplos e em teorias que defendiam a associação de pessoas como solução para problemas sociais – de pensadores como Roberto Owen (1771-1858) e Charles Fourier (1772-1837) – que os pioneiros do cooperativismo buscaram inspiração para garantir o bem-estar de suas famílias em meio a uma crise.
Era meados do século XIX, época em que a sociedade assistia a uma evolução rumo à chamada Revolução Industrial, as máquinas a vapor surgiam como promessa de progresso, pois conseguiam produzir mais do que o homem e em menos tempo. Assim, não demorou muito para o trabalho humano passar a valer menos e para aumentar o desemprego.
Porém, diferentemente das máquinas, os homens precisavam de alimentos para sobreviver e resolveram usar a união em busca de garantia para a subsistência. Reunindo algumas economias, 28 trabalhadores ingleses, a maioria tecelões, criaram um armazém do qual todos eram donos e onde podiam comprar alimentos de qualidade com baixo custo. Assim, em 21 de dezembro de 1844, nascia na então cidade de Rochdale (hoje um bairro de Manchester), na Inglaterra, a
Sociedade Rochdale dos Pioneiros Eqüitativos, a primeira cooperativa formal do mundo.
Com o objetivo de sobreviver, mas sob a orientação de princípios como igualdade, justiça e liberdade, os cooperados de Rochdale abriram caminho para um movimento que logo se espalhou pela Europa e pelo mundo. Em 1881, já existiam mil cooperativas de consumo, com cerca de 550 mil associados. Os homens percebiam que, enquanto antes se agrupavam informalmente para atingir objetivos específicos, agora poderiam formalizar a cooperação, ganhando ainda mais força.