Teoria da administração tcc
O ato de administrar é frequentemente aplicado no dia a dia das pessoas, tanto nas atividades mais comuns como, por exemplo, planejar os compromissos da semana, o orçamento do mês, uma viagem; ou atividades mais complexas como organizar eventos, governar pessoas, projetos, organizações.
Conforme Maximiano (2007, p.15), “programar férias, fazer orçamentos domésticos ou traçar objetivos pessoais a serem alcançados são exemplos de decisões administrativas”.
A palavra administração vem do latim ad (direção, tendência para) e minister (subordinação ou obediência) e significa aquele que realiza uma função sob o comando de outrem, isto é, aquele que presta um serviço a outro. Chiavenato (2003, p. 11).
Através das pesquisas realizadas pode se afirmar que os primórdios da administração tiveram início no Egito no ano de 5.000 a.C. – Continente Africano, onde Ptolomeu criou um sistema econômico planejado e a questão é que este sistema não poderia funcionar sem uma administração sistemática e pública(História e evolução da Administração, acesso em 15 janeiro 2013). Maximiano (2007, p. 27) afirma que uma prova de que no Egito havia administração são as magníficas e monumentais pirâmides que duram até os dias atuais, das quais foram necessárias um projeto de engenharia para que fossem erguidas.
Em 550 A.C na China, existia a necessidade de haver um sistema organizado para governar, sendo assim pode-se ligar está questão com as parábolas de Confúcio, o que leva a crer que haviam práticas da administração pública(História e evolução da Administração, acesso em 15 janeiro 2013). Chiavenato (2006, p.21) mostra que Shih Huang-Ti adotou as idéias de Confúcio substituindo o sistema feudal chinês. Confúcio foi apenas um dos filósofos que influenciaram a Administração, outros como Sócrates, Platão e Aristóteles também deram suas contribuições, fazendo uma ressalva para Aristóteles que segundo Chiavenato (2006, p.22) pregou a