A importância das organizações para o meio ambiente
( O Boticário X Meios de Hospedagem de Fernando de Noronha)
Diante das grandes mudanças mundiais e o avanço da tecnologia, fazer um produto de qualidade já não é mais o diferencial. O sucesso de uma organização esta relacionado com sua imagem diante dos consumidores. Este presente estudo aborda a responsabilidade social Corporativa, focada no conceito de desenvolvimento sustentável. O objetivo proposto consistiu em comparar o posicionamento da empresa O Boticário, frente ao desenvolvimento sustentável, com a atuação da gestão ambiental nos meios de hospedagem de Fernando de Noronha, analisando o impacto de suas ações frente à sociedade.
Nos últimos anos, aumentou a preocupação com a questão social e ambiental, devido ao ponto crucial que os paises não-desenvolvidos chegaram, assim como o Brasil. Por isso, empresas como O Boticário, buscaram formas de melhorar seus seu relacionamento com o meio ambiente e a sociedade, de modo a contribuir para o desenvolvimento social e econômico, do qual dependem para sua própria sobrevivência.
Comparando as organizações, O Boticário e os Meios de Hospedagem (M.H) de Fernando de Noronha, verifica-se que ambas estão ligadas pelo fato de que conscientizam a sociedade para a questão da Conservação do Meio Ambiente.
O Boticário é uma das mais importantes empresas no mercado nacional no segmento de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, e tem se destacado pelos projetos sociais e de meio ambiente. Criada em 1960, a fundação O Boticário de proteção a natureza , sem fins lucrativos, apóia projetos de conservação da natureza.
Os Meios de Hospedagem de Fernando de Noronha é um gerador de renda e emprego para a população, principalmente nas atividades relacionadas ás pousadas. O M.H fornece um suporte social e econômico para a população local, esta ligada a princípios ecoturisticos, bem como a conservação da natureza.
Os resultados da análise