qual a importância de se trabalhar a responsabilidade social e consciência sobre o meio ambiente dentro das organizaçoes
Quando falamos em mudanças ambientais como o aquecimento global, escassez de recursos naturais, poluição, ainda se pode pensar que pequenas atitudes podem fazer a diferença para que o planeta consiga vencer estes problemas. E atribuir a elas de forma geral, a responsabilidade causada pelos abusos à natureza é uma tarefa árdua e difícil, mas não impossível.
Usar de mecanismos de conscientização é o caminho. Utilizar o local onde as pessoas passam a maior parte do tempo- como nos locais de trabalho, para aplicar esta estratégia pode ser uma tentativa válida, tanto para o meio ambiente, para a imagem da empresa, quanto para os próprios funcionários, se usarem em suas casas, em seu lazer, o mesmo método utilizado na empresa em que trabalha. Pensar sobre os problemas ambientais abre um leque de oportunidades para entender o surgimento de novos atores sociais que se mobilizam para a apropriação da natureza, para um processo educativo articulado e empenhado com a sustentabilidade e a participação, com base numa lógica que privilegia e incentiva o diálogo e a interdependência de diferentes áreas de saber. Mas também questiona valores e premissas que norteiam as práticas sociais prevalecentes, implicando mudança na forma de pensar e agir nas diferentes áreas de convívio e aprendizado.
A educação ambiental pode ser importante não só em empresas, escolas, bancos padarias, indústrias dentre outros; pois ela está constantemente relacionada a um processo de reflexão crítica e a um aprendizado elevado. Políticas públicas sustentáveis como argumento de conduta e prevenção da poluição excessiva também é de extrema valia.
O surgimento das questões ambietais tem trago até as empresas novas formas de encarar o desenvolvimento socioambiental sustentavel e assim promover educação com