TCC teoria cognitiva comportamental
BACHAREL EM TEOLOGIA
PAULO VITOR DOS SANTOS FRUTUOSO
TEORIA COGNITIVA CORPORTAMENTAL
São Paulo
2014
PAULO VITOR DOS SANTOS FRUTUOSO
INTRODUÇÃO A PSICOLOGIA
PROFESSORA PAULA COATTI
Trabalho desenvolvido durante a disciplina de Introdução a Psicologia, como parte da avaliação referente ao semestre em questão.
São Paulo
2014
SUMÁRIO
1 introdução 4
2 O MOVIMENTO COGNITIVO NA PSICOLOGIA 5
2.1 HISTÓRIA DA psicologia cognitiva 5
3 TEORIA COGNITIVA CORPORTAMENTAL (tcc) 8
3.1 O MODELO COGNITIVO-CORPORTAMENTOAL 9
3.2 AS TCCs podem ser classificadas em três divisões principais 11
4 conclusão 13 ReferênciaS 14
1 introdução
Passada a época de Watson e Freud, tanto o behavorismo como a psicanálise dividiram-se internamente em várias posições. Nenhuma forma de behavorismo ou de psicanálise obteve adesão total dos membros de qualquer uma dessas escolas. O surgimento de subescolas dividiu os sistemas em facções concorrentes, cada um com o próprio mapa para o caminho da verdade. Todavia, apesar dessa diversidade interna, tanto os behavoristas como os psicanalistas mantêm-se firmes na oposição, uns contra os outros, em relação às suas visões sobre a psicologia. Por exemplo, os behavoristas skinnerianos têm mais aspectos em comum com os sociobehavoristas seguidores de Bandura e de Rotter do que com os adeptos de psicanálise de Jung e de Horney. A vitalidade das duas escolas de pensamento é evidente na sua continua evolução.
A psicologia de Skinner não é o ultimo estágio na evolução do behavorismo, como a psicologia individual de Adler em relação à psicanálise. Também lembrando que a psicologia humanista, mesmo não conseguindo provocar impacto como escola de pensamento independente, influenciou a psicologia contemporânea, incentivando o crescimento do