Tcc sobre lixo
Petrolina é um município brasileiro do Estado de Pernambuco, banhado pelo Rio São Francisco. Em conjunto com a vizinha cidade de Juazeiro, na Bahia, forma o maior aglomerado urbano do semi-árido. O pólo Petrolina-Juazeiro possui uma economia fortemente baseada na agricultura irrigada (BARROS et al, 2009 citando OLIVEIRA, 1991); esta é a única alternativa de transformação econômica e social da região, que enfrenta o problema do crescimento urbano desordenado e também da seca de forma periódica.
Quase toda a área urbana possui esgotamento sanitário. O problema é que a manutenção dessa rede deixa a desejar. Isso se deve ao fato da população não ter desenvolvido ainda hábitos saudáveis em relação ao meio ambiente. A deposição de lixo em praças, terrenos baldios, ruas, promove o carreamento desse material, por meio das chuvas, para canais e galerias, provocando entupimento e transtornos a população local.
A partir da análise dos dados foi possível resgatar informações sobre concepções relativas ao lixo urbano na cidade de Petrolina-PE, bem como seu gerenciamento, o problema do lixo, a questão de como combater o acumulo e os males que isso causa a saúde, entre outros.
Foto 01 – Lixo jogado no canal do Bairro João de Deus, em Petrolina. Fonte: Maryvânia Barros, 2010.
A foto 01 deixa bem clara a deposição de lixo, sacos plásticos principalmente, em canal aberto em um dos principais bairros da cidade.
Observa-se que a população não contribui efetivamente com a coleta, não dando a devida atenção aos horários de disposição do lixo. É evidente que as pessoas não gostam de permanecer com resíduos em casa por um longo período, por isso que depositam o lixo nas vias em qualquer horário, no entanto, isso acarreta certos inconvenientes. O lixo depositado pela manhã, passará o dia todo à mostra, já que a coleta é feita somente à noite. Isso claramente compromete a estética do setor central, além da possibilidade de atrair vetores.
Grippi (2006,