Tcc - redes sociais
Quando o assunto é Rede Social, a maioria das pessoas pensa simplesmente em: Facebook, MSN, Orkut, Twitter e etc. Mas, poucas sabem a história das redes sociais, o seu intuito, pra que serve e etc. Ao contrário do que muitos pensam, falar de Redes Sociais não necessariamente significa falar de internet, o conceito das redes sociais é algo bem mais antigo que nossa famosa web. Redes sociais representa gente, interação social, troca social. Rede social, em um modo mais grosso, é um meio de se comunicar com outras pessoas na internet. Esses sites de redes sociais, geralmente, funcionam tendo bases de perfis de usuário, como do que o usuário gosta, do que não gosta, os seus hobbies, seus interesses e etc. [1] E tudo isso de modo global, atingindo pessoas de diferentes classes sociais. Em qualquer lugar do mundo ouvimos falar em rede social, e ela atinge tantas pessoas, que hoje em dia é um dos setores que mais está se desenvolvendo, em relação à tecnologia, é claro. Esses sites tem finalidade de atingir pessoas de qualquer idade, assim, quanto mais famosa for a sua rede social, mais publicidade, e, consequentemente, mais dinheiro.
Surgimento das Redes Sociais
A internet faz parte do dia-a-dia da grande maioria da população, e dentro desse ambiente uma nova forma de comunicação que vem ganhando bastante destaque nos últimos anos, são elas as redes sociais na internet. Para compreender como se deu a evolução das redes sociais na internet, é necessário um breve relato histórico sobre o seu surgimento.
Facebook, Twitter, Orkut, MSN, MySpace… De onde surgiram? De onde surgiram as redes sociais? Falar do surgimento das redes sociais nos leva ao início da civilização onde o homem se reunia em torno de uma fogueira para compartilhar gostos e interesses. As Redes sociais surgem exatamente dessa necessidade do ser humano em compartilhar com o outro, criar laços sociais que são norteados por afinidades entre eles. [2]
Ou seja,