tcc publicidade e propaganda
Caroline Soares MARTINI²
Sionelly LEITE³ Centro Universitário Internacional Uninter, Curitiba-PR
Resumo
Este artigo se propõe a realizar uma análise sobre a utilização das fanpages do Facebook por parte das marcas de cosméticos, como meio de interagir com os seus públicos de interesse. Para este estudo serão observadas as páginas da Racco Cosméticos (Brasil e Estados Unidos), empresa paranaense do setor de cosméticos. Com base em referenciais teóricos e análise bibliográfica, além das postagens feitas por esta organização no período de outubro de 2010 a setembro de 2013, serão estudadas as principais estratégias utilizadas para provocar a participação do público e as consequências dessas ações mercadológicas, além de uma breve comparação com a Jequiti, marca do mesmo segmento.
Palavras-chave
Interação; mídias digitais; marcas; publicidade; fanpages; facebook.
Introdução
As relações sociais sofreram alterações à medida que a tecnologia evoluiu, e se fez necessária a adaptação aos novos suportes. O homem saiu de um estado mais isolado para um cenário de total integração permitido pelas redes sociais digitais e caracterizado pela cultura do acesso e seus relacionamentos decorrentes. . A nova configuração comunicacional é conhecida como Cibercultura, definida por André Lemos (2003) como “a forma sociocultural que emerge da relação simbiótica entre a sociedade, a cultura e as novas tecnologias de base microeletrônica que surgiram com a convergência das telecomunicações com a informática na década de [1970]”.
É a cultura contemporânea de caráter infocomunicacional, com o suporte da tecnologia digital. Com a chegada da internet, a potencialização do acesso à informação e comunicação, seu emprego em processos democráticos tem sido pesquisado sob
¹Trabalho apresentado como quesito parcial para a obtenção do título de bacharel em Comunicação Social com habilitação