TCC Petroleo e Gas
NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
TECNOLOGIA EM PETRÓLEO E GÁS
Frederico Gonçalves Carlana
MANUTENÇÃO DE DUTOS TERRESTRES
Santos
2013
MANUTENÇÃO DE DUTOS TERRESTRES
1. Introdução
As principais linhas de transporte de hidrocarbonetos no Brasil foram construídas há várias décadas, e são altamente relevantes na distribuição final dos produtos acabados produzidos nas refinarias do país. Exemplo, é a linha de petróleo de 42” polegadas de diâmetro, que tem origem no terminal de São Sebastião, abastecida com petróleo proveniente da Bacia de Campos, que abastece simplesmente todas as refinarias do Estado de São Paulo, com exceção da Refinaria Presidentes Venceslau, a RPBC de Cubatão. Ela transporta cerca de 40% de todo petróleo consumido no Brasil, transportado por linhas de dutos.
No cenário atual o Brasil tem experimentado um momento promissor em relação à exploração de petróleo, onde vislumbra um crescimento da economia com novas descobertas neste setor, principalmente às do pré-sal. Em torno das necessidades atuais e das expectativas futuras observa-se um aumento da demanda de produtos derivados do petróleo e serviços, e para suprir os mais diversos mercados necessita-se de novos investimentos tanto na exploração quanto nas refinarias. Como consequência deste processo observa-se também a expansão do transporte duto viário onde o tema deste trabalho se faz pertinente que são as inspeções e manutenção nas instalações existentes.
Os dutos terrestres podem ser classificados em aéreos, aparentes e subterrâneos. Os Aéreos estão visíveis no solo e são utilizados para atravessar cursos d’água, áreas alagadas, terrenos com grandes níveis de acidentes, entre outros.
Os Aparentes visivelmente no solo são encontrados nas entradas e saídas das estações de bombeio, carregamento e descarregamento, lançamento e recebimento de