Tcc de petroleo e gas
Apresentação
Formulamos este projeto com o intuito de diagnosticar um problema que vem ocorrendo em estabelecimentos de ensino de nossa realidade. Esta ocorrência não é privilégio de uma única instituição de ensino em particular, o bullying é um problema que pode afetar vários estabelecimentos escolares. Antes de iniciarmos a montagem do projeto, foi realizada uma pré-pesquisa acerca da agressividade de alunos, a fim de se obter subsídios para o desenvolvimento de uma análise profunda das causas e efeitos deste tipo de prática entre os alunos.
A (in)disciplina pode estar caracterizada em diversas formas de expressão, porém, no presente estudo nos referimos ao problema que ocorre entre os alunos, e não entre a instituição e o aluno, e (ou) aluno e professor, mas sim, a forma de (in)disciplina violenta e silenciosa que atinge principalmente o corpo discente entre si.
Justificativa
Bullying, um problema também presente no Cap1
O bullying2 é um problema a ser enfrentado, que está encarnada nas formas de atitudes agressivas, intencionais e repetida, ocorrendo sem ou com motivação banal, adotada por um ou mais estudantes contra outro(s), causando os mais variados tipos de sentimentos desagradáveis ao ser humano como, dor, angústia, medo, entre outros. São atitudes executadas dentro de uma relação desigual de poder e resistência, portanto, os atos repetidos entre iguais e o desequilíbrio de poder são as características essenciais que tornam possível a intimidação da vítima. As vítimas de intimidação3 e chantagem recorrente do bullying ocorrem normalmente em alunos sem defesas, incapazes de motivar responsáveis e professores para agirem em sua defesa.
Trata-se de um problema que afeta as nossas escolas e comunidades, estando inserido em vários setores da nossa sociedade. As sondagens escolares mostram que existe bullying de vários paises4. O padrão de incidência difere pouco de país para país. Embora seja