TCC Parte 2
Figura 4 – Ilustração do funcionamento de um sensor magnético
Fonte: NEWTONCBRAGA
Figura 5 – Sensor magnético JFL
Fonte: Acervo pessoal
6.3 BOTÕES DE COMANDO E BOTÕES DE EMERGÊNCIA
Conforme Charles Weiss (2011), os botões de comando fazem parte da classe de componentes denominada elementos de sinais. São dispositivos pilotos, nunca aplicados diretamente no acionamento de motores, podendo ser do tipo NA (normalmente aberto) ou NF (normalmente fechado). Apesar de constantemente comparados, são diferentes de um interruptor, pois ao ser acionada, no movimento da botoeira, há o retorno para a posição de repouso através de uma mola, segundo Silva, M. E. (2007), como na figura 6.
Para o acionamento dos andares do elevador de carga, foram usadas oito botoeiras, quatro delas para comando externo e a outra metade para comando interno, sendo todas elas do tipo NA.
De acordo com a Weg, os botões de emergência são um dos dispositivos mais comuns e importantes para acionar paradas de emergência e sinalizar situações perigosas em painéis de máquinas e equipamentos.
Além disso, foi usada, para segurança do elevador, a botoeira da marca STECK S – PL41 10A. Dispositivos como esse fazem parte da classe de componentes denominada elementos de sinais. Estes são dispositivos pilotos e nunca são aplicados no acionamento direto de motores. Existem botoeiras com apenas um contato podendo ser do tipo NA ou NF.
Entretanto, para acionar esse dispositivo elétrico utiliza-se um botão de emergência, o qual possui ligação direta os motores. Esses dispositivos são diferentes de um interruptor, utilizadas para ligar uma lâmpada. A principal diferença está no fato de que ao movimentar a chave residencial ela vai para uma posição e permanece nela, mesmo quando se retira a pressão do dedo. Na